Semanário de Desenvolvimento #4
Passou-se um mês e ainda não desisti. Bom sinal.
No entanto, por cada dia que passa vou-me lembrando de cada vez mais coisas que o jogo precisará para ter uma versão inicial básica.
Por exemplo, quando comecei a pensar em fazer o sistema de movimento não estava a pensar em como fazer as unidades mexerem-se autonomamemente pelo ambiente de jogo. O meu requisito inicial era conseguir seleccionar uma unidade e metê-la noutro sítio, e isso consegui fazer esta semana:
Mas isto é apenas o primeiro passo. Foi nesta altura que me lembrei que a unidade depois terá de se mexer pelos mosaicos consoante o destino final que o jogador seleccionar. Isto já implica todo um sistema que determine automaticamente a melhor forma de a unidade de deslocar tendo em conta obstáculos e terreno mais difícil de andar em.
Bom, há-de ser nesse assunto que me focarei nas próximas semanas, creio, começando por definir limitações de movimento por cada terreno e capacidade de movimento por cada unidade.
Pode parecer que estou a demorar muito tempo a fazer uma coisa que à partida parece simples, mas estou a disciplinar-me para manter tudo organizadinho e escalável nos bastidores para quando começar a adicionar mais terrenos e unidades. E também só trabalho nisto em média uma horinha por dia.
Até para a semana.