Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lusitânia - O Jogo

Um blog onde vai sendo relatado o desenvolvimento de um videojogo centrado no berço da identidade portuguesa: a Lusitânia e a sua resistência contra o invasor e ocupador romano.

Lusitânia - O Jogo

Um blog onde vai sendo relatado o desenvolvimento de um videojogo centrado no berço da identidade portuguesa: a Lusitânia e a sua resistência contra o invasor e ocupador romano.

Semanário de Desenvolvimento #4

Passou-se um mês e ainda não desisti. Bom sinal.

No entanto, por cada dia que passa vou-me lembrando de cada vez mais coisas que o jogo precisará para ter uma versão inicial básica.

Por exemplo, quando comecei a pensar em fazer o sistema de movimento não estava a pensar em como fazer as unidades mexerem-se autonomamemente pelo ambiente de jogo. O meu requisito inicial era conseguir seleccionar uma unidade e metê-la noutro sítio, e isso consegui fazer esta semana:

v_4_1.gif

Mas isto é apenas o primeiro passo. Foi nesta altura que me lembrei que a unidade depois terá de se mexer pelos mosaicos consoante o destino final que o jogador seleccionar. Isto já implica todo um sistema que determine automaticamente a melhor forma de a unidade de deslocar tendo em conta obstáculos e terreno mais difícil de andar em.

Bom, há-de ser nesse assunto que me focarei nas próximas semanas, creio, começando por definir limitações de movimento por cada terreno e capacidade de movimento por cada unidade.

 

Pode parecer que estou a demorar muito tempo a fazer uma coisa que à partida parece simples, mas estou a disciplinar-me para manter tudo organizadinho e escalável nos bastidores para quando começar a adicionar mais terrenos e unidades. E também só trabalho nisto em média uma horinha por dia.

Até para a semana.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Links

  •  
  • Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub